28 agosto 2009

11 agosto 2009

Bad Art



Muitas idéias aparecem na WEB com este rótulo, imagens peturbadoras e coisas que achei até bem boladas, as galerias do MOBA são um bom exemplo.

Chamadas também de weird art, essa parece uma boa definição para as artes entre anos 80 - 90, pela variedade de linguagens, temas e um gosto excêntrico.

A Bad Art tem forte relação com o mau gosto, porém é muito aberto a novas idéias e um campo fértil ao mundo das artes. Fiquei na dúvida se sou um Bad Artist. Percebo que a publicidade é Bad Art em muitas as possibilidades, esse ser feio, estranho ou horrível, sempre foram ferramentas da comunicação.

O estilo artístico denominado Naïf pode ser confundido com esse termo internacional, mas Naïf significa primitivo e arte simples, e tenho muito respeito por esse estilo rústico e tradicional. O Kitch também não cabe bem a essa linha, já que por muitas vezes usa apenas excesso de elementos e sentidos e de nada isso seria ruim ou bad.

Vejo BadArt em criações onde ser ruim é a força, a beleza do que é ruim para uns e criativo para outros, esse desconforto nos critérios é seu sentido mais forte.